Coordenador da Qualidade

 

OBJETIVO

Capacitar os participantes a coordenar e/ou implementar o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001-2008 bem como zelar pela sua manutenção.

Módulo 01 – Relações Humanas no Trabalho e Liderança – 8 h

  • Colaboração
  • Participação
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação
  • Empatia
  • Respeito
  • Personalidade

 

Módulo 02 – Interpretação da Norma ISO 9001-2008 – 8 h

  • Introdução aos princípios de gestão da qualidade e seus principais      benefícios.
  • Apresentação das normas da família ISO e interpretação da ISO      9001:2008;
  • Apresentação e explicação do ciclo PDCA:
  • Principais ganhos com a revisão da Norma revisão 2008;
  • Análise da Norma por Elemento.
  • Exercícios de interpretação da Norma

 

Módulo 03 – Sistema de Gestão da Qualidade – 16 h

  • Cronograma de implantação do sistema G.Q.
  • Elaboração de documentação
  • Manual da Qualidade
  • Elaboração de Procedimentos
  • Instruções de Trabalho
  • Tabela de dados
  • Formulários
  • Pirâmide de gestão
  • Controle de documentação
  • Key Performace indicators – KPI

Módulo 04 – MASP (Metodologia, Análise e Solução de problemas) – 8 h

  • Definição de Não Conformidades, Ação Corretiva e Preventiva;
  • Como identificar Não-Conformidades utilizando ferramentas como;
  • Brainstorming;
  • Diagrama de causa e efeito (Ishikawa, Espinha de Peixe, 6M’s);
  • 5 porquês;
  • Aplicação do benchmark;
  • Como tratar Não-Conformidades
  • Processo de implantação, acompanhamento e controle de Ação      Corretiva, Preventiva através da Melhoria Contínua.
  • Interpretar situações reais e tratá-las através do conceito      estudado
  • Preenchimento dos formulários utilizados no tratamento das ações      Corretivas Preventivas e Melhoria Contínua.

 

Módulo 05 – Auditor Interno da Norma ISO 9001-2008 – 8 h

  • Objetivo e campo de aplicação;
  • Referências normativas;
  • Termos e Definições;
  • Princípios de auditoria;
  • Gerenciando um programa de auditoria;
  • Atividades de auditoria;
  • Competência e avaliação de auditores

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais da Qualidade, gestores em geral e estudantes em busca de qualificação profissional.

METODOLOGIA

Através da exposição teórica e dialogada explanando os principais fundamentos; vivência e ambientação ao instrumento fornecido com a implantação do processo de forma simulada. Abordagem com estudo de caso e exemplos de empresas que obtiveram sucesso com a implantação da filosofia.

CARGA HORÁRIA: 48 horas